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• Ana Cláudia •

you are already that person; you just have to put yourself in that place ♡

27
Fev21

Como reduzir o consumo de Junk Food

Ana ✰

Junk Food

 

Com aquela vontade incontrolável de comer um hambúrguer? E uma fatia de pizza, umas batatas fritas,... A lista é extensa! Por mais "Vou resistir. Só mais um pouco. Vou resistir." acabamos por não controlar o desejo. E, quem nunca, começar uma dieta, um estilo de vida mais saudável, fazer umas caminhadas, e regressar ao consumo de alimentos pouco saudáveis? Até por que, muitas vezes, estamos "cercados" destas mesmas cadeias de restaurantes na rua 🤤

No entanto, todos temos consciência que o consumo de Fast Food, alimentos processados e refinados, não são nada benéficos para a nossa saúde. Excecionalmente, de vez em quando, podemos comer uma cheat meal, faz parte de viver bem, só temos de saber equilibrar a balança, pois pode comprometer o sucesso dos resultados de uma semana de esforço ⚖️

Eu sei que é muito viciante, mas cortar, ou pelo menos, controlar, é um passo cheio de motivação para ser mais saudável, viver feliz e cheio de energia. E as vossas finanças também agradecem! Mas, afinal, como se pára de comer este tipo de alimentos? 🤔

 

Hoje trago 7 dicas (simples) para reduzir o consumo de Junk Food:

 

👇👇👇

 

🥑 Nunca sair de casa com fome

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do nosso dia. Tomar um bom e equilibrado pequeno-almoço faz logo com que o dia corra bem! Aveia adormecida, um batido, iogurte com frutas, torradas integrais, são alguns exemplos que vos mantém satisfeitos e nutridos. Se tiverem com pressa, levem uma banana extra - é fácil e podem comer pelo caminho. Como estão saciados, controlam melhor este desejo e não chegam ao almoço/jantar com uma fome sem igual. Até por que, quando estamos com muita fome, é provável que apeteça Fast Food

 

1

 

 

🥑 Planear e criar os próprios snacks e lanches

Preparar as marmitas para o dia todo, com snacks incluídos, é ter tudo controlado. O ideal é comer de três em três horas, uma pausa a meio da manhã e outra à tarde. Evitar passar muito tempo sem comer, senão, caso contrário, é presumível chegarem às principais refeições com muita fome.

Sugestões para levarem na vossa lancheira:

  ✏️ Uma peça de fruta;

  ✏️ Um iogurte natural;

  ✏️ Frutos secos;

  ✏️ Queijo fresco;

  ✏️ Palitos de Cenoura;

  ✏️Tortitas/Bolachas BIO.

 

🥑 Refeições com proteína

Apostar em refeições saborosas, que vocês realmente gostem! Seguir uma alimentação mais saudável, não significa comida sem sabor. E muito menos, deixar de desfrutar da comida! Podem e devem adaptar alguns dos vossos pratos preferidos. A ingestão de leguminosas, nozes, tofu, carnes brancas, peixe, ovos, são alguns dos alimentos que vos mantém mais cheios e longe de comer Junk Food entre as refeições.

 

2

 

🥑 Água, água e água

Por aqui não é novidade, já tinha referido, que devem andar sempre com uma garrafa de água, para quando sentirem sede, recorrerem à água e não aos refrigerantes ou bebidas energéticas. Pensem antes de beber. Podem também experimentar água com aromas (encontram nas diversas superfícies comerciais) ou adicionar umas gotas de limão ou menta.

 

🥑 Fazer trocas saudáveis

Lembrem-se: Quanto menos processado, melhor. Quanto mais fresco, melhor. Há muitas opções de trocas de alimentos mais saudáveis e igualmente saborosos.

Ficam alguns exemplos simples:

  ✏️ Trocar alimentos fritos por grelhados;

  ✏️ Trocar um pacote de batatas fritas por pipocas doces (sem manteiga);

  ✏️ Trocar uma embalagem de bolachas com adoçantes artificiais por biscoitos caseiros com frutas e aveia.

 

3

 

🥑 Fazer Fast-Food em casa

Juntem a família para ser mais divertido! Em vez de encomendar, podem muito bem grelhar um hambúrguer e derreter uma fatia de queijo por cima, escalfar um ovo e fritar umas batatas. Desafio-vos também a fazerem a própria pizza, não é tão difícil quanto parece e o resultado extraordinário. A comida caseira é deliciosa e livre de conservantes!

 

🥑 Alimentação consciente

Sempre que possível, fazer as refeições à mesa e, desta forma, evitar comer em frente à televisão, enquanto conduzem ou falam ao telefone. Eu sei que este ponto já requer mais mudanças, mas o objetivo aqui, é prestar atenção à qualidade e quantidade que estão a ingerir. E como isso pode estar a reprimir sentimentos, ficando distante e distraído. Este é o elo de ligação com a componente emocional.

De forma a gerir melhor este stress, podem dar um passeio, correr, yoga, falar com uma pessoa de confiança, fazer algo criativo, o que funcionar melhor!

 

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🥑 Não comprar Fast Food

Este é realmente importante e, para mim, foi imediato. Longe da vista, longe da mente. Se não tivermos alimentos pouco saudáveis na despensa, vão perceber que o esforço de ir comprar, não compensa. Só vamos poder cozinhar, o que comprarmos no supermercado. Se no carrinho de compras estiver arroz integral, legumes e fruta fresca em vez de pizza congelada, batatas embaladas e cereais açucarados, é o que vamos comer mais tarde ou quando a fome apertar.

 

5

 

Como é o vosso relacionamento com o Junk Food? 🍟 Contem-me tudo nos comentários.

Espero que tenham gostado e que estas dicas vos ajudem, a alcançar os vossos objetivos! 🥰

7 Alimentos que aceleram o Metabolismo

✘ I N S T A G R A M: @itsannacb

 

um beijinho,

Ana.

 

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