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• Ana Cláudia •

you are already that person; you just have to put yourself in that place ♡

17
Abr21

Como Organizar a Despensa em 7 Passos

Ana ✰

Topo

 

A despensa é o spot mais popular de cada casa. E, como sabemos, é muito fácil virar um autentico caos e desordem. Independentemente de ser uma despensa grande, pequena, de canto, ou um armário de cozinha inteiro, é importante designarem uma espaço exclusivo para armazenarem todas as vossas compras e mantimentos 🛒

É preciso ter uma cozinha acessível e simplificada para praticar um consumo consciente. Ao organizar a cozinha, fica muito mais fácil de mantê-la no futuro, é só seguir toda uma ordem e lógica. Para além disto, programar as refeições vai ser simples e conseguem evitar aquelas compras desnecessárias. Quando fizerem a lista de compras, é só olhar e, sem grande esforço, saberão exatamente o que têm na despensa.

Em meados de Fevereiro, dei uma verdadeira organização e limpeza a fundo à minha despensa, portanto estas dicas e ideias, são também da minha experiência. É muito mais do que apenas arrumar - é dividir e organizar por zonas. Pode demorar algum tempo até ficar tudo como querem, mas assim que começarem a organizar, vão notar logo a diferença 🙃

 

É com isto em mente que hoje trago 7 Passos para Organizar a Despensa

Will truly save the day 🍳

 

1. Cria um Plano

First things first, traçar e planificar a nossa futura despensa. Ir à procura de inspiração é importante mas, a cima de tudo, ter noção do espaço que temos e adaptar, se for necessário ao que procuramos. Organizar as prateleiras varia muito de casa para casa, do espaço disponível, das necessidades da família e do uso alimentar, portanto: saber exatamente o que queremos. O que fizer falta de itens organizadores, é acrescentar na lista de compras 📄

 

 

2. Tira as Medidas

Say what? Mede antes de comprar! Se a vossa despensa for, como a minha, de prateleiras vão precisar do comprimento e da profundidade do espaço, bem como a altura entre as prateleiras. Desta maneira, sabem a quantidade de organizadores (cestos, caixas, etc...) que vão precisar e caber. Este segundo passo parece insignificante, mas ajuda a economizar tempo e dinheiro com trocas/devoluções, especialmente nesta época de COVID.

 

I

 

3. Esvazia

Tira tudo da despensa. E quando tiro tudo, é mesmo para remover t-u-d-o. Depois de vazia, é hora de limpar afim de começar a triagem.

 

4. Re-Organiza

Agrupa os itens por família/tipo. Tudo o que já tiver o prazo de validade vencido, vai fora. Os produtos abertos, principalmente os "nem me lembrava que tinha isto" devem confirmar se estão bons e posteriormente armazená-los corretamente. Devem criar uma categoria para cada grupo de alimentos, por exemplo: Massas, Molhos, Enlatados, Bolachas, Lanches Infantis, Doces, etc... Sempre adequados às necessidades da vossa família. Organizem em fila, pela data de validade 🧃

Os produtos mais usados devem ficar na prateleira, que fica à altura dos nossos olhos, em baixo, normalmente as prateleiras mais resistentes, os mais pesados - os líquidos. Esses devem também agrupar por águas, leite, sumos, azeite, bebidas alcoólicas,... Se não tiverem muito espaço, usem o chão. O ideal é ter também um só espaço para artigos de limpeza e ficar, desta forma, separado da alimentação.

 

II

 

5. Reduz

Livrem-se de tudo o que for desnecessário. Uma das coisas que fiz foi transferir os cereais, granola, massas, arroz, para caixas herméticas empilháveis. Podem usar esta ou outras ideias, por exemplo, os potes de vidro, desde que sejam adequadas para armazenar os alimentos. Aqueles potes de biscoitos vintage são também excelentes para guardar frutos secos, barras de cereais, guloseimas, pipocas, enfim, alimentos secos. O objetivo é dar um aspeto de cuidado e limpeza à despensa, em que tudo está "à mão".

 

6. Hora de Comprar

Muitas vezes, e mesmo cumprindo todos os passos, só sabemos o que vamos precisar depois de saber o que temos. Devem investir em acessórios de organização, como os cestos, prateleiras giratórias, estantes, organizadores de prateleira expansíveis, prateleira de temperos por níveis e, este não pode mesmo faltar, recipientes herméticos transparentes - preservam melhor e durante mais tempo os alimentos. Os cestos trançados utilizei para guardar papel de alumínio, película aderente, sacos de congelação, etc, mas podem usar também para pequenos-almoços, chocolates,...

 

III

 

7. Etiquetas

Podem criar as próprias etiquetas, recortar das embalagens originais e colar com uma fita adesiva, uma plaquinha de giz, enfim, tantas maneiras! É sim, importante identificar cada item (frascos, cestos, tudo mesmo) e especificar o conteúdo: Farinha de Trigo, Feijão Manteiga, Açúcar Amarelo, etc. Caso queiram ter maior controle, é escrever também o prazo de validade. O que ficar com a embalagem original, devem certificar-se que está devidamente fechada (com molas de cozinha, por exemplo).

Afinal, tudo tem um sítio, fica com uma nova cara, super profissional e tanto vocês, como a família vão saber o que há na despensa e onde está.

 

IV

 

Dica Extra

Se têm crianças em casa, mantenham os lanches na prateleira de baixo para ser de fácil alcance. Já os vossos lanches vão ficar ainda mais irresistíveis 🤪

 

O objetivo é colocar as prateleiras em ordem e otimizar espaço! Mãos à obra 🙌

Obrigado pelo apoio, muita coisa boa está para chegar 💗 Gostariam que trouxesse mais conteúdo de organização?

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✘ I N S T A G R A M: @itsannacb

 

um beijinho,

Ana. 

 

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