Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

• Ana Cláudia •

you are already that person; you just have to put yourself in that place ♡

16
Jan21

Como manter a casa quente durante o Inverno

Ana ✰

Topo

 

Brrrrr! Que frio!

As temperatura estão muito baixas, nestes últimos dias, os termómetros têm mesmo atingido graus negativos. Com o frio vem sempre a necessidade de manter a casa o mais quente possível, principalmente com métodos económicos e simples.

Os gastos com aquecimento representam mais de 15% dos orçamentos familiares, no entanto, é possível estarmos aconchegados no nosso lar sem sobrecarregar as finanças.

Hoje partilho alguns truques e dicas que vão ajudar a manter a casa quente e aproveitar ao máximo o Inverno! ❄️

 

👇👇👇

 

✔️ Bebidas e Refeições quentes

Quando nos sentimos bem, a casa vai estar bem! Ingerir bebidas quentes ao longo do dia, mantém o corpo à mesma temperatura. Portanto café, chá, chocolate quente, leite, o que mais gostarem!

Este é o tempo ideal para também usar e abusar do forno! Sejam refeições, doces, salgados, é uma excelente maneira de aquecer não só a cozinha, como também as divisões vizinhas.

 

 

✔️ Isolar & Isolar

Periodicamente, é importante confirmar se todas as portas e janelas estão vedadas. Se sentirem alguma corrente de ar, é por que algo não está bem e, neste caso, aplicar uma fita isoladora.

 

1

 

✔️ De manhã abrir os estores, cortinas e persianas

Sempre que possível, abrir as cortinas e deixar entrar a maior quantidade de luz solar. O Sol, apesar de Inverno, continua a ser Sol, e uma fonte gratuita de calor. Aproveitar ao máximo ☀️

 

✔️ À noite fechar as janelas, portas e portadas

No horário de Inverno não esperem até o Sol se pôr para fechar tudo. Pelas 16h/17h ou quando virem que é a hora indicada de fechar todas as cortinas, de forma a manter o máximo de calor dentro de casa, sem fugas. E claro, impedir a entrada do frio.

 

2

 

✔️ Decoração

Os objetos retêm o calor. Aqui, a ideia é criar uma barreira extra, evitando paredes nuas. Mobília, quadros, espelhos, fotografias e estantes com livros são uma opção de isolamento. Mantas, almofadas deixam uma divisão muito bonita, cheia e, a cima de tudo, aconchegam nos nossos momentos de lazer. A nível de tecidos sugiro o pêlo sintético, veludo, lã ou polar.

Nas frestas podem colocar um "chouriço" impedindo a circulação de ar. Invistam também em tapetes e carpetes pois mantém o espaço interior bem mais quentinho e confortável ao reter o calor. Nos quartos e sala são as divisões que mais diferença se nota.

 

✔️ Lareira/Aquecimento

Uma alternativa eficaz para aquecer a casa são mesmo as lareiras. Para além de aquecerem genuinamente as divisões ficam giras na decoração! Quanto aos aquecedores, não coloquem peças de roupa por cima, para não bloquear as saídas de calor. Acender uma vela também ajuda.

 

3

 

✔️ Canalizar o calor

Este tópico é super importante, não parece, mas é. Fechar a porta das divisões que não estão a ser utilizadas (ou não costumam ser). Por exemplo: Sótão, despensa, quarto de visitas, etc,... Desta maneira, reduzem a perda de calor para esses espaços sem ninguém. Quando tomam banho, deixem a porta da casa-de-banho aberta, de forma, ao vapor se espalhar pela casa.

 

✔️ Adeus, humidade

Se abrindo as janelas todas as manhãs e deixar o Sol entrar não for suficiente, uma outra solução útil é ter um desumidificador. A humidade elevada pode parecer que está mais frio do que efetivamente está. Sozinho, o aquecimento não diminui a humidade no ar nem aquece a casa o suficiente. 

 

4

 

É o Inverno com toda a sua força! Espero que tenham gostado e, se tiverem outras dicas, partilham também nos comentários 👇🏼

Olá, fim-de-semana! 🥰 Protejam-se e usem roupas confortáveis.

Bom Inverno! ☃️

7 Dicas para estudar/trabalhar a partir de Casa

✘ I N S T A G R A M: @itsannacb

 

um beijinho,

Ana.

 

2 comentários

Comentar post

A BLOGGER

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

STAY STRONG

Mensagens

Sobre mim

foto do autor