Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

• Ana Cláudia •

you are already that person; you just have to put yourself in that place ♡

12
Jul20

Como manter a casa fresca durante o Verão

Ana ✰

Topo

 

As temperaturas altas convidam a passar mais tempo ao ar livre, momentos inesquecíveis cheios de diversão e em boa companhia. Essa mesma subida dos tremómetros também pode tornar as nossas casas em verdadeiros "fornos".

A zona onde moro é de muito sol e quando faz calor, faz muito calor. Portanto, também aprendi a gerir na minha casa, por exemplo, determinada janela onde bate muito sol de manhã, manter as cortinas fechadas. Estas simples coisas divergem da localização, da própria casa (e quantidade de janelas).

Existem pequenas mudanças que podemos e devemos fazer pelo nosso bem-estar para que seja muito mais agradável voltar para casa depois de um longo dia de muito calor.

 

Deixo-vos algumas dicas que vão ajudar (e muito) a manter a casa bem fresquinha em dias quentes ☀️

 

 

✔️ Manter estores, cortinas, portadas, persianas fechadas

Nas horas de maior incidência direta dos raios, manter os estores e cortinas fechadas ajuda a diminuir a temperatura interna. O ideal é abrir à noite, quando estiver mais fresco ou quando as horas de maior calor tiverem passado. Eu costumo fechar as cortinas para evitar a entrada direta da luz, mas mantenho as janelas abertas para refrescar as divisões e arejar.

 

 

1

 

✔️ Plantas

Adoro plantas em casa! Tenham muita atenção ao tipo de planta por que nem todas se adaptam ao ambiente fechado. Numa moradia é fácil mas, mesmo num apartamento, e não falo em ter jardim por que depende sempre do espaço disponível, no entanto, podemos colocar plantas junto a janelas ou na varanda. As plantam lançam aquela barreira de humidade que faz com que a temperatura nessa divisão baixe. 

 

 

✔️ Lâmpadas LED

O tipo de lâmpadas que usamos também influencia a temperatura sentida dentro de casa. As lâmpadas incandescentes saem fora, pelas razões óbvias: emitem muito calor e desperdiçam mais de 70% de energia. A ideia está em apostar nas lâmpadas fluorescentes compactas ou LED que não só mantém a casa fresca como economiza.

 

2

 

✔️ Paredes Claras

A cor das paredes, para além de se relacionar com a iluminação natural da casa, pode igualmente de ter implicação na temperatura interior. As cores claras absorvem menos luz, ou seja, menos calor. Não digo para irmos todos mudar as cores das nossas paredes, mas é algo a pensar num futuro projeto para nos sentirmos bem. O mesmo se aplica ao nosso vestuário, aos móveis e na combinação de tecidos. O verão combina com tecidos naturais e leves, como o linho e o algodão. Na hora de investir em artigos de cama e casa, escolher os mais frescos e macios para uma noite de sono agradável.

 

✔️ Evitar usar o forno

As refeições no forno são sempre mega saborosas, no entanto, em dias quentes, evitar cozinhar refeições demoradas, muito tempo com o fogão ligado e ainda mais o forno que emitem muito calor. Apostar nos grelhados, se possível, confecionar ao ar livre, é o grande aliado do verão. Refeições saudáveis com a casa fresca!

 

3

 

✔️ Exaustores e ventoinhas

Quando usados corretamente, dão uma ajuda em ambientes frescos. No caso do exaustor, vai puxar o ar quente gerado da cozinha ou casa-de-banho para fora da casa. A ventoinha/ventilador, deve girar no sentido anti-horário para gerar um fluxo de ar com efeito brisa.

 

 

✔️ Toldos

A seu tempo, podem também pensar em instalar um toldo, pérgulas ou outro tipo de pala, impedindo que o sol bata diretamente nas janelas, ao mesmo tempo, criando uma zona descontraída, muito cool e cheia de sombra.

 

4

 

 

Espero que tenham gostado! Partilhem, nos comentários, os vosso truques 👇🏼 Ar condicionado não vale 😂

Muito obrigado por TODO o amor e apoio ❤️

8 Coisas que tens de saber antes de ter a tua primeira Casa

 

 

um beijinho,

Ana.

 

2 comentários

Comentar post

A BLOGGER

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

STAY STRONG

Mensagens

Sobre mim

foto do autor