Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Summer Diary

you did not wake up today to be mediocre

Summer Diary

you did not wake up today to be mediocre

06
Jun20

Como estudar para os Exames Nacionais 📘

anna williams

Os Exames Finais estão quase à porta! É uma época já por si cheia de stress e pressão, este ano, devido à pandemia do COVID-19, parece que ficou tudo mais confuso. Os nervos já estão a aumentar só de ler isto. E os dias parecem passar muito rápido com a quantidade de estudo. Um resultado positivo é decisivo para conseguires alcançar os teus objetivos. É a pensar nisso que hoje, trago algumas dicas e recomendações eficazes para ajudar no vosso estudo.

 

Topo

 

Esta é uma das questões que mais tenho recebido, pelo que decidi, finalmente, dar o meu contributo. Estudar para os Exames Nacionais pode ser um desafio. É um estudo contínuo e, sem dúvida, feito ao longo de todo o ano.

 

Tenho a certeza que com o vosso melhor e estas dicas, vão brilhar nestes exames!

 

If you can’t explain it properly, you don’t understand it well enough.
- Albert Einstein

 

✏️ Começa a estudar com antecedência

O mês de Maio, principio de Junho é o ideal para começar a rever toda a matriz. Eu sei que a quantidade de matéria é gigante, portanto o meu concelho é mesmo começar o quanto antes para que tenhas tempo de rever os pontos que tenhas mais dificuldade, ou seja, focares para que entendas essa parte da matéria que costumas errar nos testes e que te deixa, em consequência, mais inseguro. Não apresses o estudo. Garante que percebes cada tópico de aprendizagem, antes de passar para o seguinte. Encontra aqueles resumos do principio do ciclo e mãos à obra.

 

 

1

 

✏️ Cria um Guia de Estudo

A maioria dos professores não fornece guias de estudo. Acreditam que, a realização e correção dos testes de cada período é suficiente. No entanto, com um Guia, revês toda a matéria e identificas com mais facilidade os pontos fracos (e que tenhas de estudar mais) e os pontos mais importantes. Definir bem tudo o que há para estudar e não deixar nada de parte só por que "este saiu no ano passado, não vai sair de certeza.", por que é bem capaz de sair uma questão. Garante uma revisão geral de TODA a matéria e não esqueças que todos os apontamentos que tiras, têm de estar legíveis.

 

✏️ Encontra o TEU método de estudo

Todos nós aprendemos de maneira diferente. Por aqui já referi que o que resulta para mim, pode não resultar para ti e vice-versa. Métodos de estudo há imensos e, muitos deles, são francamente bons. No entanto, não tens de fazer resumos de toda a matéria só por que resulta para o teu amigo, quando, na verdade, memorizas e entendes muito melhor quando lês a matéria. Claro que deves escrever, ler, auto-explicação, fazer muitos exercícios, mas o que achares que é melhor para a tua aprendizagem.

 

2

 

✏️ Pratica com os exames finais de anos anteriores

Independentemente da estratégia de estudo que adotes, esta é uma GRANDE ajuda. Disciplinas como a Matemática, Físico-Química, Geometria, que tenhas de resolver o máximo de exercícios, mas também Economia, Português para entender o raciocínio. No site do IAVE vais encontrar exames nacionais de todas as disciplinas sujeitas a exame. Ao resolver as questões de exames anteriores vais melhorar o uso do teu raciocínio e também perceber como responder a cada tipo de questão. Ao cruzar as tuas respostas com as soluções, encontras áreas que tens que trabalhar mais, e ficas surpreendida com a quantidade de informação que reténs. Mesmo durante as férias, disponibiliza um pouco de tempo para a realização destes exercícios e não deixes as dúvidas acumular. Se estes exames forem poucos para ti, há também Livros de Preparação para os Exames à venda em papelarias.

 

3

 

✏️ Faz pausas

As pausas são importantes no processo do estudo. Chega a um ponto que te sentes esgotado e, não faz sentido continuares em cima dos livros por que não vais conseguir reter a informação que acabaste de aprender. Trabalhar muitas horas consecutivas, sem intervalos, é um erro comum. Estudar pode ser cansativo. E o cérebro também precisa de distrações. Para muitos, é produtivo estudar uma hora seguida e só depois tirar uns 10-15 minutos para desanuviar, ou alongar o tempo de estudo e com pequenas pausas entre si. Adapta o melhor para ti.

 

 

E quando deres conta, os exames acabaram e podes finalmente relaxar! 👏🏻 Sintam-se livres para comentar sobre este ou outro assunto.

Partilha este post com alguém que precise 💙

5 Passos para Organizar os Apontamentos Escolares

 

 

um beijinho,

Ana.

 

4 comentários

Comentar post

A BLOGGER

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

STAY STRONG

Mensagens