Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Summer Diary

you did not wake up today to be mediocre

Summer Diary

you did not wake up today to be mediocre

8 Dicas para evitar o stress durante as Festas

Top

 

 

Divertida, alegre, cheia de amor e de paz, esta é uma das épocas mais ocupadas e movimentadas do ano, sendo, por isso, caracterizada pelo stress. E os problemas, quando surgem, sempre todos ao mesmo tempo.

Por vezes, não sabemos lidar com tudo e as celebrações ficam em risco. Não significa que tenhas de abdicar dos teus encargos, da diversão ou de passar menos tempo com as pessoas que mais gostas.

Passar uma época das festividades tranquila é algo que todos queremos, então, resolvi partilhar alguns conselhos para minimizar o "stress" com a correria, especialmente do Natal.

 

 

Shall we begin? 🎆 

 

 

❆ Compras de Natal antecipadas;

Até acho que já devias ter começado! As compras de presentes de natal devem ser feitas com antecedência. Ver todas as lojas, os presentes gourmet, artigos de casa... Aprende a poupar tempo e dinheiro.

 

❆ Cria uma lista;

Anota as tuas ideias para o mês de Dezembro, num caderno, por exemplo. O menu para a ceia e dia Natal, os presentes que ainda não compraste, os eventos que queres ir e qualquer outra ideia que tenhas. No final da semana, revê a lista para que possas organizar-te e tomar decisões seja de presentes ou tarefas.

 

 

1

 

 

❆ Diz não;

Não faz mal dizer "não", especialmente às festas e eventos que não tens interesse em ir. Eu sei que é uma altura de muitos convites, mas se não tens espaço na tua agenda tens de recusar. Não precisas de agradar a todos, concentra-te em ti mesmo e nas tuas responsabilidades! As pessoas (certas) na tua vida vão entender.

 

 

❆ A intenção conta;

Estar feito é melhor do que estar perfeito. Não falo de desleixo, mas sim de uma caixa de chocolates, umas pantufas ou um cachecol, é suficiente. Na maioria das vezes, não precisas de um presente todo elaborado, basta mostrar que não te esqueces da pessoa em causa.

 

 

❆ Foca-te no que é importante;

Assim que estabeleceres objetivos, reflete sobre as prioridades e não desvies. Distribui tarefas pelos familiares e pede ajuda (se necessário). Não percas o bom senso e sê realista. Cuidado com o hiperconsumismo e também às quantidades cozinhadas.

 

Pergunta a ti mesmo "O que significa o Natal para mim?"

 

 

 

❆ Mexe o teu corpo;

Se já és adepto de desporto, fantástico, senão, é a altura ideal para umas caminhadas. Continuar a fazer exercício durante as festas é importante! E um pouco de yoga também! Ambos ajudam a lidar com o stress, aliviar as tensões no corpo e, claro, "limpar" a mente. Lá por ter chegado a época natalícia e estarmos mais ocupados, não significa que tenhamos de negligenciar a nossa própria saúde e bem-estar.

 

 

2

 

 

 

❆ Rodeia-te das TUAS pessoas;

Não há nada melhor do que passar o Natal e Ano Novo com as pessoas que mais gostamos! Estas são mesmo as festas da família! Junta a tua e também os teus amigos, dividam tarefas. Eu sei que não podemos evitar as enchentes nos centros comerciais e supermercados, nem o trânsito caótico ou as pessoas apressadas, por isso, não leves tudo tão a sério e diverte-te com os teus!

 

 

❆ Respira;

Pára por um momento e respira fundo. Está presente. Toma consciência de como estão as coisas à tua volta e aproveita o momento. A tua família, os teus amigos, a tua casa... Estás a conciliar os conflitos entre todos, portanto respira. Sente-te grato pelo que tens e agradece sempre. 

 

 

 

Espero que esta lista vos ajude a lidar com os possíveis momentos de maior pressão, partilhem nos comentários outras dicas! 🎁

Aproveitem esta época para também promover o vosso bem-estar, físico e psicológico, por que é imperativo tirar um tempo para o que gostamos.

Vive o espírito do Natal! 🎄

 

 

 

um beijinho,

Anna. 

6 comentários

Comentar post