Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Summer Diary

you did not wake up today to be mediocre

Summer Diary

you did not wake up today to be mediocre

04
Abr20

8 Coisas que tens que saber antes de ter a tua primeira casa

anna williams

Topo

 

 

Ter o teu primeiro apartamento será sempre uma experiência emocionante, quer seja uma situação permanente, como sair de casa de familiares de vez, ou uma situação temporária, tal como, estudar fora. Só o pensamento de estares por tua conta, pela primeira vez, pode ser verdadeiramente assustador. Porém, descobres o novo mundo da independência. 

É também um processo de crescimento normal significando, portanto, que precisas de estar minimamente preparado/a!

Apesar da maioria das coisas vir com a prática, como é o caso das limpezas a fazer e contas para pagar, trago-vos 8 coisas que precisam de saber antes de assinar o contrato e que devem começar a pensar seriamente.

 

Preparados para tomar notas? Vamos lá ✍️

 

 

1. Cria um plano.

Mudar de casa é um procedimento que costuma ocupar muito tempo, dinheiro e papelada. O processo real demora apenas alguns dias, porém, à muito trabalho que vem detrás. Para reduzir o stress envolvente, aconselho a criares um plano a longo prazo - entre seis meses a um ano - onde deverás saber a data, mais exata possível, de quando vais mudar; pesquisar possíveis apartamentos; fazer uma perspetiva de quanto vai custar-te a mudança...

 

 

2. Aprende a poupar dinheiro.

Quanto mais cedo começares a poupar dinheiro, melhor será para o teu futuro. O dinheiro para a mudança deve estar separado do dinheiro da tua conta bancária. Podes até guardá-lo numa caixa de sapatos, contudo, é importante separar as prioridades. 

 

1

 

 

3. Não guardes tudo.

Vais ficar surpreendido com a quantidade de coisas que acumulaste ao longo dos anos. Algumas, sentimentais, também terás de abrir mão delas. Guarda apenas o essencial. Pensa na mudança como um fresh start.

  

 

4. Cria um orçamento.

Tudo depende do salário (dinheiro) que ganhas mensalmente. À despesa do aluguer/compra adiciona-lhe as despesas básicas, como: alimentação; gás/água/luz; telemóvel/telefone/televisão/internet; lazer; poupança; e despesas extra (caso tenhas): carro; empréstimos; cartões de crédito; alguma outra mensalidade.

Com o orçamento criado está na hora de decidires se precisas de dividir a casa com alguém - um roommate.

 

2

 

 

5. Conhece o teu bairro.

Ao pesquisares online e até mesmo conversando, uma das primeiras coisas a considerar, é a localização do apartamento, mediante distância do trabalho e/ou escola ou até mesmo de uma mercearia agradável. O bairro deve ser seguro e deves sentir-te tranquilo/a para caminhar.

 

 

6. Cria um plano de limpeza.

Uma divisão de cada vez! Pequenas limpezas de casa-de-banho ou até mesmo o quarto demora minutos a fazer. Uma limpeza frequente evita, acumular sujidade, como também, garante que, no mês seguinte, não terás de passar dias inteiros a limpar. Não só por ser necessário, vais sentir-te muito bem ao entrar numa casa limpa.

 

3

 

 

7. Lidar com colegas de quarto/casa.

Esta é também uma questão importante para uma vida produtiva e feliz. Há quem os tenha por necessidade ou querer muito, muito, viver com os seus besties, no entanto, há sempre responsabilidades. No geral, devem ser confiáveis e organizados (e não escapar às limpezas!!!).

 

 

8. Hora a assinar.

Certifica-te de ler e compreender todo o documento, inclusive o que é e não é permitido na nova casa (atenção à possível clausula sobre de animais de estimação), antes de assinar. Se algo te parecer suspeito, deves entrar em contacto, de imediato, com um familiar ou amigo de confiança, de preferência, com experiência. Deves, também, manter uma cópia do contrato, para consultares sempre que precisares.

 

 

Espero que se encontrem todos bem, seguros e saudáveis! Por favor, este fim-de-semana fiquem em casa, evitando a propagação deste vírus 🌍

O blog também está a mudar de visual!

#stayathome 🌈

 

 

um beijinho,

Anna.

 

4 comentários

Comentar post

A BLOGGER

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

STAY STRONG

Mensagens