Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

• Ana Cláudia •

you are already that person; you just have to put yourself in that place ♡

18
Abr20

7 Dicas para trabalhar/estudar a partir de Casa

Ana ✰

Trabalhar e estudar em casa está a assumir uma prática regular para cada vez mais pessoas.

Numa época afetada pela pandemia COVID-19, faz sentido nos adaptar-mos e reinventar-mos. O teletrabalho e a telescola, agora #EstudoEmCasa, sem dúvida, novas formas de trabalho e estudo à distância.

Ainda permanecem muitas questões sobre trabalhar em casa e organizar o estudo. Todos queremos manter o ritmo e produtividade mas, ao mesmo tempo, criar aquela rotina ideal, saudável e equilibrada. Nada disto acontece sem disciplina.

 

Topo

 

Foi a pensar em todos vós que reuni 7 dicas para que o vosso trabalho seja mais produtivo, com melhores resultados e de, certa forma, mais fácil para se habituarem a esta nova rotina.

 

📗📗📗

 

◘ Planeia o teu dia

A chave do sucesso está em planear o dia. Tenta organizar as tuas semanas com antecedência. Seja uma semana antes ou uns dois dias, para que não sintas tanto stress. Usa e abusa das agendas, mas também do calendário com notificações no teu telemóvel.

 

 

◘ Cria uma rotina matinal

Mesmo que estejas no conforto da tua casa, é fundamental criar uma rotina como se estivesses a trabalhar no escritório ou a assistir a aulas na escola. Define um horário para acordar e mantém-no. Prepara e toma um pequeno-almoço saudável, toma um banho, penteia-te e veste-te com roupa de verdade como se fosses sair. Não precisa de ser as melhores calças ou os sapatos com o salto mais alto, o importante é não ficar de pijama. Elabora ou mantém a tua rotina de antes.

 

1

 

 

◘ Cria uma to do list

Reflete sobre as tarefas que têm de ser feitas e cria uma lista conforme a prioridade de cada uma. Define metas e prazos diários, para que sintas que estás a trabalhar com um propósito. Foca-te numa tarefa de cada vez e prioriza o que é mais importante. Faz as tarefas mais importantes de manhã. Se te sentires cansado, faz as mais fáceis primeiro. Se te sentires no teu máximo, faz as mais exigentes. Visualiza os passos seguintes. Da melhor forma possível, os objetivos devem ser ambiciosos, mas realistas e, assim que os concluíres, assinala-os. Essa nota será importante para manter a motivação.2

◘ Estabelece um horário e faz pausas

A pior coisa que podes fazer é ficar 8h (ou mais) em frente ao ecrã do computador. Certifica-te de fazer pausas com frequência e uma hora de almoço real, sem pensar no trabalho. Vai à varanda ou ao jardim, respira ar fresco e, se possível, apanha um bocadinho vitamina D! Dedica-te também a uma tarefa de casa diária, como tratar da roupa, para que o teu cérebro continue produtivo durante o no working mood. Quando voltares vais ver que te sentes pronto para a tarefa seguinte, cheio de energia!

 

3

 

 

◘ O local de trabalho

Evita misturar "trabalho" com "prazer". Estudos demonstram que trabalhar em áreas associadas aos dias de folgas e descanso, afetam negativamente a produtividade. Não vamos passar o dia a trabalhar na cama. Estabelece um espaço de trabalho (sem distrações), uma secretária ou mesa, com boa iluminação (isso é fundamental), onde se sintam bem. Mantém esse espaço ao teu gosto, limpo e organizado para que, no dia seguinte, comeces de "novo" e com o "pé direito".

 

◘ Mantém o contacto com os colegas

Só por que estás em casa, não quer dizer que não fales com os teus colegas de trabalho/escola. Temos o Whatsapp, o Zoom , o Skype, e até as sms. De facto, manter a linha de comunicação aberta com as pessoas com quem passas a maior parte dos dias é essencial em tempos de isolamento. 

 

4

 

 

◘ Cuida do teu corpo

Manter uma alimentação saudável e praticar exercício físico regularmente é muito importante para dar ao cérebro mais energia de forma a manter o ritmo. Um tempo para descansar e estar, apoiar a família. Cuidem do vosso corpo e mente.

 

 

Eu sei que é difícil estar com pensamentos positivos em tempos tão incertos, mas acredito que é importante mantermos unidos e fazer o melhor que conseguirmos! Portanto, não se desleixem ❤️

Feliz sábado para vocês e respetivas famílias! ✨

Itens Organizadores de Secretárias

 

 

um beijinho,

Ana.

 

4 comentários

Comentar post

A BLOGGER

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

STAY STRONG

Mensagens

Sobre mim

foto do autor