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• Ana Cláudia •

you are already that person; you just have to put yourself in that place ♡

07
Mar20

5 Passos simples para comer melhor em 2020

Ana ✰

O novo ano trás sempre aquela sensação incrível de fresh start e uma motivação de mudar de vida ou nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos. É aqui que entram as típicas resoluções de ano novo. No topo de lista está, muito certamente, "ser mais saudável".

Mudar os nossos hábitos alimentares e criar novos, não é fácil, e não acontece da noite para o dia. É importante começar por pequenas coisas e mantermo-nos sempre realistas quanto aos objetivos.

Hoje partilho 5 pequenas e simples maneiras que vão ajudar-te a comer melhor, iniciar uma dieta, uma jornada pelo fitness, ser mais ativa, tratar do corpo... Qualquer que seja a tua razão, este post vai ser útil! 👍

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1. Bebe mais água;

Água e chá - foi o meu primeiro passo. Não estou a dizer para abandonar o café, mas tentar beber mais água. Podes criar o hábito de começar o dia com um copo bem cheio de água. Além disso, seja trabalho, escola, ou algum sítio onde tenhas de ir, levar sempre contigo uma garrafa de água.

 

 

2. 60% da tua refeição com vegetais;

Independentemente do que comes, ao almoço e jantar, tenta sempre com que 60% do teu prato seja com legumes. O restante fica à tua escolha, seja com carne, massa, etc. Este é um pequeno-grande passo, mesmo que as tuas refeições não sejam 100% saudável, são mais saudáveis do que antes e isso é o que importa. Seria irrealista mudar a tua dieta, de um dia para outro, começar a comer alimentos que não estejas habituado. Por outro lado, deves cortar gradualmente com o que não é saudável (certas bolachas, fritos, bolos, refrigerantes, etc). 

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3. Cozinha a tua própria comida;

Não temos de ser chefs para cozinhar comida de verdade, que é basicamente onde tudo gira em volta. Hoje em dia temos a Internet e também os livros que, passo a passo, explicam toda uma receita. Cozer uns legumes, fazer um simples arroz ou grelhar um bife não leva muito tempo e é feito na hora e por ti. Ou seja, controlas a quantidade de tempero, de gordura utilizada e a quantidade que comes. Ah, e vai saber muito melhor!

 

4. Evita snacks embalados;

Reduz ao máximo o consumo de açucares simples e salgados. Os snacks em si não são prejudiciais à saúde, mas devemos ser inteligentes quanto à escolha daquele lanche rápido. Há dias em quase não temos tempo para uma pausa, daí a minha quase contínua busca por algo prático. Troca esses snacks pelos frutos oleaginosos, como a noz, a amêndoa, a avelã, que podes levar contigo para o trabalho ou escola numa pequena porção.

 

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5. Atenção aos horários extremos.

É claro que nem sempre é possível manter um horário regular na alimentação. Acordar e ir dormir às mesmas horas ou tomar o pequeno-almoço, almoço e jantar também às mesmas horas era o ideal. Quando comemos as nossas refeições consegue ser tão importante como o que comemos. Os nossos horários, às vezes, loucos, fazem-nos sair desta linha. Chegar a casa pela meia-noite, depois de um longo dia, não devem fazer uma grande refeição. Optem por algo mais leve, uma vez que o nosso corpo já está em "modo abrandamento", preparando-se para ir dormir e, por sua vez, gastando menos calorias.

 

 

Espero que tenham gostado do post e nunca desistam de uma vida mais saudável! 🍓

Muito, muito obrigada por lerem e estarem presentes.

Tenham um excelente fim-de-semana 🤍

 

 

um beijinho,

Anna.

 

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